top of page

Serra do Risco

Parque Natural do Arrábida

23 Novembro de 2014

 

Nove caminheiros marcaram presença nesta caminhada numa manhã de temperatura pouco agradável. O Sol, esse nunca apareceu num céu cinzento, com ameaças de chuva o que veio acontecer já na parte final.

Quatro horas bem passadas. Doze quilómetros caminhados com entusiasmo e vigor, por largos estradões e trilhos mais ou menos apertados. Quilos de lama a colarem-se às solas, na última metade do percurso. Uma aragem fria de quase inverno, quando atingimos o ponto mais alto.

A mancha verde ancestral e soberba, aqui e ali cortada por uma ou outra clareira que os javalis lavraram a preceito durante a noite.

Que belas fotografias dos cachos das flores alvas dos medronheiros, a lembrar brincos de princesas! E dos medronhos serôdios num colorido de amarelos, laranjas e vermelhões! E das bolotas dos carrascos! E dos delicados cachinhos de bagas pretas dos mirtilos! E das paisagens de encantar se o nevoeiro permitisse

A subida da Ribeira do Risco, estrada de pedregulhos polidos pelo bater milenar das águas e dos calhaus arrastados pelo caudal, acabou por não se fazer em prol da segurança.

No regresso, apesar de assistirmos a paisagem destruída pela escavação das pedreiras, a satisfação do dever cumprido para com a saúde do corpo, a alma preenchida.

 

Sobre a próxima caminhada daremos notícias em breve…

Até lá, muito boas caminhadas.

 

CP EDP / SETÚBAL

 

​​​​​​SECÇÃO PEDESTRIANISMO

 CLUBE EDP SETÚBAL
Fotos e Vídeos 
bottom of page