top of page

Serra de Sintra

Parque Natural de Sintra

21 de Março de 2015

 

O desafio de conhecer a encosta sul da Serra de Sintra, entre a Barragem do Rio da Mula e a Peninha, foi aceite por 19 caminheiros. O mais velho com setenta e seis (76) anos. Todos cumpriram o objectivo proposto sem qualquer percalço, após 5h e 45m de caminhada.

 

À hora prevista, 8h 45m,iniciámos a jornada. O tempo ameaçava chuva mas a temperatura estava amena, óptima para esta actividade. Na primeira subida, prolongada, até ao cimo da Pedra Amarela, os pingos de chuva fraca não provocaram qualquer desânimo. No alto, a constatação que a visibilidade não era a ideal mas, ainda assim, permitia vistas soberbas.

 

Foram 18,5 km de constante sobe e desce, por trilhos e estradões que nos desvendaram um pouco daquele “universo” verde que, erguido do azul do mar, tão bem harmonizou bosques, pedras e fontes de água cristalina.

 

São 2 os aspectos negativos a apontar. A necessidade, urgente, do combate às espécies vegetais invasoras: mimosas e outras acácias. A necessidade de dignificar o espaço do monumento megalítico do Alto do Monge.

 

 No final, apesar do cansaço, a satisfação de termos pisado aquele chão e, já a saudade do que vimos.

 

Próxima caminhaa dia 29 de Março de 2015 em Cabanas | Palmela

Até lá, muito boas caminhadas.

 

CP EDP / SETÚBAL

bottom of page